Começou o Dragão Fashion Brasil, evento que amo participar, pra acompanhar os desfiles de grandes artistas (não necessariamente conhecidos e renomados), conhecer novas pessoas, reencontrar amigos, adquirir muito conhecimento, etc.
A noite passada foi bem divertida, e apesar de eu não ter conseguido assistir a vários desfiles, absorvi bastante informação. Foi uma prévia do quanto os próximos dias valerão a pena. O look que escolhi pra ir ao evento foi esse. Fiz esses cliques antes de ir, mas acabei não indo com essa tiara na cabeça, e sim com um colar no pescoço, e como os cliques lá ficaram péssimos… Preferi mostrar essa foto pra vocês!
A blusa e a saia são da nova coleção da Journey (@journeyoficial), que está linda demais. Fazia tempo que queria uma saia lápis assim. Amei a modelage, a estampa, o comprimento. E é exclusiva nossa, ein? A blusa e a sandália são basicamente do mesmo tom, e deixaram a produção mais vibrante. A sandália é da Schutz.
Os dois desfiles que assisti foram: Mar del Castro e Lino Vilaventura. Já havia assistido o do Lino no SPFW, e foi igualzinho ao apresentado ontem. Dois desfiles encantadores.
Cheguei em casa e já fui pesquisar se o que entendi dos desfiles, foi o que eles se propuseram a “transmitir”. Pesquisar e entender o conceito é fundamental pra no final tudo fazer sentido, afinal, ninguém é obrigado a captar de cara o que foi pensado naquele momento pelo estilista. Confiram um pouquinho das “histórias contadas” :
Mar Del Castro, Verão 2014/15: “Uma Coca-cola em Copacabana”
“Summertime/and the living is easy…” Interpretados por Billie Holiday, os versos da canção inspiram a essência da coleção. Uma narrativa imagética aliada à performance sobre a história, a vida, a praia, o céu e areia luminosos, que resgatam em tempos de inclusão, a figura das “Coca-Colas cearenses”.
Os ¨shapes¨ da coleção se estruturam em maiôs de modelagem tradicional e outros de modelagem mais ousada; os biquínis ora trazem um apelo ¨vintage¨ ora se estruturam em ¨Beach Couture¨. Kaftans em comprimentos variados, esvoaçantes, texturas múltiplas: recortes, estampas e patchworks. Elementos de estilo da marca, como sobreposições, o artesanato, aplicações e bordados voltam à coleção, enquanto ícones de identidade da marca.
Esse ano Mar Del Castro entrou em parceria com Jomara Cid, chapeleira, no projeto O Atelier Criativo Brasil que é uma realização do SEBRAE-CE, que busca promover a conscientização empresarial e social sobre a importância da requalificação e utilização “criativa” da matéria prima residual de uma empresa de Moda em seu próprio processo produtivo.” Fonte: DFHouse
Já é o terceiro ano que assisto ao desfile da marca, que tem uma identidade bem forte. Todos os anos traz leveza, e resgata bem as raízes nordestidas, com elementos bem típicos da nossa região. Já teve ano que foi a cabaça, por exemplo. Rendas, trabalhos manuais, valorização da mulher nordestina. Sou fã!
Lino Vilaventura, Verão 2015:
O desfile da grife foi divida em duas partes. A primeiro retratava um cenário africano, no qual estampas de animal print sublimadas, nervuras e tons terrosos caracterizavam o trabalho do artista. Já no segundo, era perceptível a inspiração vinda do Oriente, começando com nuances mais suaves como o nude e o azul e finalizando com o vigor do vermelho, amarelo limão e o branco. O tie-dye e os tecidos com acabamento amassado estavam bem presentes.
Mulheres caminhavam com longos vestidos fluidos, enquanto os homens desfilava blazers, casacos, bermudas e calças com uma alfaiataria ampla e desconstruída. Detalhe: Todos os modelos com os pés no chão.
Os materiais foram: Seda, Organza, Gaze de seda pura e Jersey de seda. Também trabalhou com bordados de cristais que refletiam como pontos de luz iluminando as peças.
E hoje tem mais…